• Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná

Notícias

14/12/2017

Secretaria do Planejamento realiza 18ª reunião sobre microempresas

Algumas das ações realizadas neste ano foram a elaboração, em parceria com o SEBRAE/PR, da Cartilha de Orientação e Capacitação do Portal Paranaense das Micro e Pequenas Empresas; a elaboração de termo de referência para implantação do Escritório de Compras Públicas nos municípios paranaenses; a conclusão do levantamento de alteração da LC Federal 123/2006, com referência ao Microempreendedor Individual e Continuidade da capacitação em licitações, dos funcionários públicos conforme Acordo de Cooperação Técnica entre o FOPEME, TCE/PR e SEBRAE/PR.

Para 2018, foram propostas ações como: realizar alterações da LC 163/2013; planejamento de compras públicas do estado do Paraná; acompanhar as tramitações dos anteprojetos de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP.

Estiveram presentes na reunião: representando o FOPEME, o secretário técnico do Fórum, Ercílio Santinoni; o coordenador Mario José Doria da Fonseca, e o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, César Reinaldo Rissete.

 

Referência nacional -  

O Paraná possui 623 mil microempresas ativas e 45 mil empresas de pequeno porte. Apenas no período entre janeiro e setembro de 2017, mais de 33 mil empresas foram abertas no Estado. 

Em 2016, o Paraná foi o estado que mais gerou empregos por micro e pequenas empresas na região Sul, segundo o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Em termos nacionais, as microempresas paranaenses só perdem, em geração de vagas, para São Paulo e Minas Gerais. 

Instituições presentes –

SESCAP, FIEP, ACP, BRDE, SEBRAE, JUCEPAR, AMPEC LITORAL, AMPEC Metropolitana de Sarandi, AMPEC Micropar – Paranavai, AMPEC São José dos Pinhais, AMPEC Microtiba, FOMENTO, TECPAR, CELEPAR, SIMOV, FAMPEPAR (AMPECS), ABCRN, SEFA,  AEJ e Casa Civil.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.