• Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná

Notícias

16/04/2018

V Congresso da MPE consolidou a União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa

O encerramento do V Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa, realizado na noite do dia 13 de abril, em Curitiba, com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru, confirmou a União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa (Ulapyme), entidade criada na Argentina, no ano passado, e que agora, no evento, teve aprovado o seu estatuto, definiu a sua sede em Assunção (Paraguai), a sua constituição como personalidade jurídica e empossou o presidente para a gestão 2018/2019, Ercílio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).
No evento de Curitiba também foi definido que o próximo Congresso será realizado em abril na cidade de Montevideu (Uruguai).
Na cerimônia de encerramento o Brasil foi representado pelo secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SEMPE/MDIC), José Ricardo Martins da Veiga, e Ercílio Santinoni, presidente da Conampe. A Argentina foi representada por José Luis Lopetegui e Ricardo Diab. O Chile por José Luis Ramirez. O Uruguai por Alejandro Francomano e Alejandra Fernandez. O Peru por Meylin Lilén Espinoza e Hortencia Landa. O Paraguai por Guillermina Imlach.

Apoio oficial - O secretário Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE/MDIC), José Ricardo da Veiga, afirmou que o evento foi uma manifestação inequívoca da importância da união das entidades latino-americanas de representação das micro e pequenas empresas. Ele reafirmou que a sua secretária apoiará a Ulapyme e manterá contatos diretos com o governo brasileiro e governos de países da América do Sul e Caribe com objetivo de valorização das micro e pequenas empresas e o estabelecimento de políticas públicas de apoio ao segmento, de integração internacional e negócios.

Momento histórico - A representante do Uruguai, Alejandra Fernandez, falou em nome das delegações dos países membros da Ulapyme. Ressaltou a importância do V Congresso e as decisões tomadas, passos fundamentais para a consolidação e crescimento da entidade.
Ela também disse esperar que o VI Congresso reúna todos os membros da União Latino-Americana e mais países.

Agradecimento e conclamação - O presidente da Ulapyme, Ercílio Santinoni, agradeceu a confiança de todos e conclamou todos os países membros da entidade a somarem forças para ampliarem o número de países de participantes.
Ele considerou de extrema importância a participação de todos os representantes dos países membros e a aprovação do estatuto e da sede, na capital do Paraguai. De forma especial, destacou e agradeceu a participação e apoio do secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC, José Ricardo Martins da Veiga, que terá papel de grande relevância no apoio à entidade e no avanços do estabelecimento de políticas públicas e cooperação entre os países latino-americanos em apoio às micro e pequenas empresas.
Ercílio Santinoni também agradeceu o Sebrae pelo apoio institucional ao V Congresso. Registrou que durante todo o evento experiências e projetos do Sebrae foram apresentados e aplaudidos, reconhecidos pela qualidade como referências para todos os países da Ulapyme.
O presidente também reiterou que espera um ano de trabalho pelo fortalecimento da entidade, convites a mais países e uma presença entusiasmada e crescentes em Montevideu, no VI Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa.

Presenças - O evento foi aberto com a presença do secretário de Estado da Casa Civil e do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Silvio Barros, representando a governadora, Cida Borghetti. Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC (SEMPE/MDIC), José Ricardo Martins da Veiga. Deputado federal Luiz Carlos Hauly. Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Sebrae, Bruno Quick, representando o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ricardo Diab, representante o presidente da CAME – Confederação Argentina de Medianas Empresas e das lideranças da União Latino-Americana das Micro e Pequenas Empresas. Rodrigo Sepulcri Rosalem, diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, representando o seu presidente, Darci Piana. Divanzie Chiminacio, presidente da Fecopar – Federação dos Contabilistas do Paraná. Júlio Cézar Agostini, diretor de Operações do Sebrae Paraná. Ardisson Naim Akel, presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Hélio Rodrigues de Almeida, vice-presidente da Conampe, representando as lideranças das entidades de representação das micro e pequenas empresas dos 18 estados participantes do evento. Abílio Santana, vice-presidente da Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Coordenador do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa. Elder Carlos de Carvalho, Gerente Nacional de Nichos de Mercados do Banco Bradesco S.A.. Alcides Andrade, presidente da Fampesc, representando o deputado federal Jorginho Melo, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.
Nos pronunciamentos de abertura, muitas informações e registros sobre o movimento da micro e pequena empresa, no Brasil e nos países latino-americanos, experiências, projetos, ações, conquistas e desafios do segmento.

O evento - Confira aqui a programação que foi desenvolvida nos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Eventos do Lizon Curitiba Hotel.
Na página do Sistema Conampe, no Facebook, confira fotos e imagens do evento.

O V Congresso Latino-Americano da MPE foi realizado pela Conampe e Fampepar, com apoio institucional do Sebrae.
Contou com o patrocínio da Fomento Paraná, BRDE, Bradesco, Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Sescap e Fecopar. Apoio: Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SEMPE/MDIC), Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral – Governo do Estado do Paraná, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Fempipar e Monampe.

Fonte: CONAMPE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.