• Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná

Notícias

23/04/2019

Planejameno 02/04/2019 Reunião do Fórum das Micro e Pequenas Empresas define ações para 2019

Representantes de órgãos governamentais e entidades da iniciativa privada participaram, na última terça-feira (26), da 41ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FOPEME), na Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, em Curitiba. Durante o encontro foram apresentadas as principais demandas que serão desenvolvidas pelo FOPEME durante o ano, balanço do cenário e também o cronograma de reuniões. 

Completando 11 anos de existência, e boas conquistas para o setor, o Fórum deve reunir propostas inovadoras em 2019 para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Através das ações, o grupo espera um aumento na geração de emprego, renda, fixação dos jovens nas localidades de origem e melhoria na qualidade de vida dos paranaenses. 

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, que é o presidente do FOPEME, foi representado pelo seu diretor geral, Mauricio Scandelari, que destacou a atuação do Estado no desenvolvimento da economia. “O fortalecimento das micro e pequenas empresas representa um dos compromissos do governo com o desenvolvimento econômico do Paraná”, destacou Scandelari. 

Segundo o assessor técnico responsável pelo Desenvolvimento Econômico da secretaria do Planejamento, Francisco Carlos Rogério, os Microemprendedores individuais – MEI, somando com as Micro e Pequenas Empresas representam 96% do número de empresas formais do Estado. “Essas empresas juntas formam quase 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e são responsáveis por quase 54% da empregabilidade e 95% da geração de empregos em 2018”, explicou.

De acordo com dados do SEBRAE, são cerca de 1,2 milhão de empresas desse tipo que vivem na informalidade. “Queremos dar apoio para a formalização dessas empresas, através do FOPEME”, contou Francisco. 

O próximo encontro do Fórum deve acontecer no mês de maio, com discussões dos comitês temáticos nas áreas de racionalização legal e burocrática; acesso a mercado; investimento, financiamento e crédito; tecnologia e inovação; formação e educação empreendedora; e acompanhamento tributário.

O que faz o FOPEME

Segundo o secretário técnico do FOPEME, Mario Doria, o Fórum Permanente desenvolve e coordena a busca de soluções para as demandas levantadas pelas MPE, por meio de políticas públicas, estimulando o empreendedorismo, a geração de emprego, renda e novos negócios.  
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.