11° CICLO DE REUNIÕES DOS COMITÊS TEMÁTICOS DISCUTE NOVAS AÇÕES COM AMPECS E COORDENADORES 28/10/2025 - 10:01
Em 21 e 22 de outubro de 2025, ocorreu o 11º ciclo de reuniões com os Comitês Temáticos, onde os seus respectivos coordenadores apresentaram o andamento das ações pactuadas para 2025 e o plano de ação de 2026.
Em especial para esta reunião as AMPECs selecionaram as ações, que elas desenvolverão neste Comitê em 2026.
CT1 – Racionalização Legal e Burocrática: Leonardo Pacheco, representando Daniel Gutierrez, coordenador de governo do CT1, apresentou a proposta de ações para 2026. As AMPECs selecionaram as ações, que elas desenvolverão neste Comitê em 2026. Todas as ações integrarão o painel de gestão de 2026:
1. Formular a Política Estadual de Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. 2. Expandir os serviços atendidos dentro do Empresa Fácil, possibilitando oferecer módulos de renovação, fiscalização e regularização integrados aos sistemas de órgãos licenciadores estaduais. 3. Automatizar o processo de consulta prévia de endereço nos municípios do Paraná utilizando georreferenciamento ou zoneamento. 4. Reativar o Subcomitê Estadual do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Subcomitê CGSIM. 5. Criar um núcleo com objetivo de ser o elo entre FOPEME e ALEP nas pautas de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.
CT2 – Acesso a Mercados: Wellington de Paula, coordenador de governo do Comitê, apresentou a proposta de ações para 2026. As AMPECs selecionaram as ações, que elas desenvolverão neste Comitê em 2026. Todas as ações integrarão o painel de gestão de 2026:
1. Gerar Pacto II com o TCE, na busca de incentivar as políticas e programas de compras locais e regionais para o desenvolvimento local. 2. Aumentar a representatividade das MPEs nas licitações municipais, por meio de KPIS (“Key Performance Indicators” - Indicador Chave de Desempenho) e OKRS ("Objective Key Results" - Objetivos e Resultados Chave). 3. Estruturar ações para criação de Centrais de Negócios e Sociedades de Propósito Específico visando realizar negócios conjuntos.
CT3 – Tecnologia e Inovação: Marcelo Rodrigues, coordenador de governo do Comitê, apresentou a proposta de ações para 2026. As AMPECs selecionaram as ações, que elas desenvolverão neste Comitê em 2026. Todas as ações integrarão o painel de gestão de 2026:
1. Formar profissionais especializados para atuarem juntos aos Núcleos de Inovação Tecnológica nas sedes da AGEUNI, por meio de Edital, concedendo 50 bolsas para formação de profissionais especializados nas Universidades Estaduais, com duração de 24 meses. 2. Programa de transformação digital voltado para micro e pequenas empresas, com diagnóstico gratuito e oficinas práticas sobre vendas online, redes sociais, gestão e ferramentas digitais (incluindo IA). 3. Oficina voltada à análise de oportunidades de recursos para inovação, com foco em identificar editais disponíveis, selecionar projetos com potencial e orientar empresários na submissão de propostas.
CT4 – Investimento, Financiamento e Crédito: Gustavo Mattana, coordenador de governo do Comitê, apresentou a proposta de ações para 2026. As AMPECs selecionaram as ações, que elas desenvolverão neste Comitê em 2026. Todas as ações integrarão o painel de gestão de 2026:
1. Manter o volume de microcrédito, melhorando a performance da concessão por meio da rede de agentes de crédito. 2. Ter uma plataforma de acesso a Crédito simplificado, para ampliar a contratação de financiamentos de micro e pequenas empresas de tickets inferiores com flexibilização de garantias 3. Criar linha de crédito voltada às empresas que participam de compras públicas 4. Oferta de microcrédito orientado de até R$ 5.000,00 para MEIs, com capacitação, planejamento e apoio na elaboração de projetos. 5. Fomentar o crédito para micros e mei para capital de giro e investimento para sua empresa 6. Ter agentes de crédito remunerados nas AMPECs.
CT5 – Educação, Formação e Capacitação Empreendedora: Denny Yamaschita, coordenador da inciativa privada pela Fecomércio do Comitê, apresentou a proposta de ações para 2026. As AMPECs selecionaram as ações, que elas desenvolverão neste Comitê em 2026. Todas as ações integrarão o painel de gestão de 2026:
1. Desenvolver o comportamento empreendedor e qualificação profissional do público atendido pelas Agências do Trabalhador, por meio do Termo de Cooperação nº 003/2022 (vigente até 2026), celebrado entre SETR, SEIC, SENAI/SESI e SENAC/FECOMÉRCIO. 2. Formação em empreendedorismo para servidores, gestores e agentes públicos, como profissionais da área do trabalho e educação. Parceria entre: SETR, SEBRAE, ESCOLA DE GESTÃO e INPI. 3. Disponibilizar aos estudantes do ensino básico cursos voltados ao empreendedorismo e propriedade industrial, em parceria entre: SETR, SEED e INPI. 4. Ter um caderno de boas práticas das ações realizadas nos territórios pelas AMPEC’s, em parceria entre SETR, SEIC e AMPEC’S. 5. Ampliar a divulgação das iniciativas do Governo do Estado e da Secretaria do Trabalho para fortalecer a atuação das AMPeCs junto às comunidades locais. 6. Desenvolver plano de ação para articular parcerias entre AMPECs e Instituições locais para ampliar o número de empresas impactadas e clientes atendidos por meio dessas colaborações. 7. Desenvolver jovens, por meio de atividade ludicas, comunicação assertiva, marketing digital e relacionamento, para inserção rápida desses jovens no mercado de trabalho. 8. Formar profissionais em cursos profissionalizantes voltados para atitudes empreendedoras, administração, recursos humanos e finanças para suprir a demanda das empresas por mão de obra qualificada. 9. Promover conexões entre empreendedores, instituições e a comunidade para proporcionar aumento de vendas, expansão dos negócios e fortalecimento da marca.














