FOPEME celebra 16 anos de contribuição no Paraná 08/05/2024 - 08:41

No dia 08 de maio, o Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FOPEME) celebrou 16 anos de atuação. Fundado em 2008, o FOPEME tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento das micro e pequenas empresas no estado, promovendo políticas públicas, capacitação e desenvolvimento sustentável para este segmento que é vital para a economia paranaense.

UM PILAR DA ECONOMIA LOCAL

As micro e pequenas empresas representam uma grande parcela dos empreendimentos no Paraná, gerando empregos e impulsionando a inovação. Desde sua criação, o FOPEME tem sido um aliado estratégico para esses negócios, facilitando o acesso a crédito, promovendo a formalização e incentivando a adoção de novas tecnologias.

CONQUISTAS E AVANÇOS

Ao longo de sua trajetória, o FOPEME acumula importantes conquistas. Destacam-se a implementação de programas de capacitação empresarial, como cursos e workshops voltados para gestão financeira, marketing digital e inovação. Além disso, o Fórum tem sido um elo crucial entre os empresários e o Governo Estadual, articulando políticas que desburocratizam e incentivam o crescimento do setor, como a criação e a regulamentação do Fundo de Aval Garantidor das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FAG), Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FIME) e Fundo de Capital de Risco do Estado do Paraná (FCR), realizados na gestão da governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, além do acordo vigente, desde 2011, com Tribunal de Contas para capacitar os jurisdicionados de todo o estado em compras públicas.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Apesar dos avanços, o FOPEME continua a enfrentar desafios significativos. A digitalização das pequenas empresas, a sustentabilidade ambiental e a competitividade no mercado global são temas prioritários na agenda do Fórum. Com 16 anos de dedicação e inúmeras conquistas, o FOPEME solidifica seu papel como um alicerce fundamental para as micro e pequenas empresas do Paraná. Olhando para o futuro, o fórum permanece comprometido em promover o crescimento desses empreendimentos, garantindo que continuem a ser um motor vital da economia local.

RECONHECIMENTO NACIONAL

Em 2012, o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Ricardo Barros, organizou no Paraná o I Seminário Nacional dos Fóruns Estaduais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, contribuindo com uma intensa programação de atividades regionais para a Agenda Nacional.

UM PILAR DA ECONOMIA LOCAL

CONQUISTAS E AVANÇOS