FOPEME foca em Planejamento para melhoria do ambiente de negócios em novo Painel de Gestão 2026 24/11/2025 - 14:26

Aprovação do Painel de Gestão FOPEME 2026

A 34° Reunião Plenária do FOPEME ocorreu no dia 18/11/2025, após o encerramento da XX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa e XVII Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, promovido pela Conampe, Fampepar e SEBRAE/PR, com apoio do FOPEME/PR.

O Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (FOPEME) aprovou o Painel de Gestão 2026, um conjunto de ações estratégicas focadas no desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios no estado do Paraná. O plano abrange diversos comitês temáticos (CTs), com ênfase na desburocratização e no aumento do protagonismo das associações empresariais.

O Painel de Gestão 2026 prevê um aumento significativo no protagonismo e responsabilidade das associações empresariais. Elas passarão a ser não apenas auxiliares, mas protagonistas de algumas ações em todos os comitês temáticos, impulsionando a execução das boas práticas.

CT1 - Racionalização e Desburocratização

Desburocratização como foco principal, dando continuidade às ações da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR) para melhorar o ambiente de negócios e o sistema da RedeSIM. Inclui a aprovação da nova Lei da Micro e Pequena Empresa juntamente com o Plano Estadual de apoio e Desenvolvimento às MPEs

CT 2: Acesso a Mercados (Compras Públicas)

Aumento da participação de MPEs nas Compras Públicas do estado ainda em 2026, com o uso de uma nova plataforma estadual para facilitar a contratação de MPEs e MEIs pelas prefeituras. Implantação de Centrais de Negócios e Sociedades de Propósito Específico 

CT 3: Tecnologia e Inovação

Detalhamento da atuação dos agentes de inovação da Secretaria de Tecnologia e Inovação (SETI) junto a outros residentes. Foco na ampliação da conectividade rural, abrangendo rede de conexão e acesso à internet em todo o território paranaense.

CT 4: Investimento, Financiamento e Crédito

Aumento do volume de crédito da Fomento Paraná, especialmente para pequenos negócios com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões. Objetivo é tornar a Fomento uma referência nacional em volume de crédito, mantendo o tratamento diferenciado para MPEs e para Pequenos Produtores Rurais

CT 5: Educação, Formação e Capacitação Empreendedora

Ações de empreendedorismo e programas de qualificação técnica em parceria com a Secretaria do Trabalho. Inclui a adesão a cursos de qualificação e um novo programa de empreendedorismo em conjunto com organizações sociais.