FOPEME participa do XVII Encontro Nacional de Líderes das Micro e Pequenas Empresas e no XIII Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas 16/09/2024 - 19:59
Em 12 e 13 de setembro, Carlos de Assis, Secretário Técnico do e coordenador de governo do CT1 do Fórum, Ercílio Santinoni, coordenador privado do CT1 do Fórum e presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais – CONAMPE e virtualmente, Paulo Freitas da Secretaria Técnica do Fórum, participaram em Itabuna, na Bahia, do XVII Encontro Nacional de Líderes das Micro e Pequenas Empresas e no XIII Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas.
Presente no evento o ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte – MEMP e Maurício Juvenal, Secretário Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
O evento foi organizado pelo Sebrae, e foi presidido por Agnaldo Durhunga, patrocinado pelo Banco do Nordeste – BNB e Bahiagás.
O ministro Márcio França ressaltou o papel vital dos pequenos negócios na economia local e nacional, afirmando que o governo está empenhado em criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável e que as micro e pequenas empresas são o motor da nossa economia.
O secretário Maurício Juvenal destacou as iniciativas recentes para a simplificação de processos e a redução da burocracia, medidas voltadas a ampliar o apoio aos pequenos negócios, ouvindo as suas demandas e adaptando as políticas públicas para melhor atender às suas necessidades, tornando a jornada empreendedora mais fácil e acessível para todos.
Ercílio Santinoni, destacou a importância vital das micro e pequenas empresas para o crescimento econômico do Brasil e que, num contexto de transformação e desafios econômicos, essas empresas desempenham um papel crucial na inovação, na geração de empregos e no fortalecimento das economias locais. Também reforçou a necessidade de uma colaboração mais estreita entre o setor privado e as instituições de apoio, como o Sebrae, para superar obstáculos e garantir um ambiente mais favorável ao desenvolvimento sustentável desses negócios. no nosso compromisso em promover políticas e iniciativas que fortaleçam a resiliência e a competitividade das micro e pequenas empresas em todo o país.
Carlos de Assis, participou de mesa de debates com a especialista em inteligência artificial e marketing digital Adeline Cardoso. Os principais pontos do debate foram as tendências, como:
- A IA permitirá um nível de personalização, através da análise de grandes volumes de dados para oferecer experiências e conteúdos individualizados que atendam às necessidades específicas de cada consumidor.
- Com a capacidade de processar dados históricos e em tempo real, a IA ajudará as empresas a prever comportamentos futuros dos clientes, permitindo estratégias de marketing mais eficazes.
- Tarefas como segmentação de audiência, gerenciamento de campanhas e otimização de anúncios serão cada vez mais automatizadas, liberando recursos humanos para se concentrarem em atividades criativas e estratégicas.
- As diversas ferramentas apresentadas, de geração de conteúdo baseado em IA, poderão criar textos, imagens e vídeos, auxiliando a produção de materiais de marketing de maneira rápida e eficiente.
- Os Chatbots continuarão a evoluir, oferecendo suporte ao cliente em tempo real e melhorando a experiência do usuário.
- A IA poderá analisar emoções e opiniões expressas em redes sociais e outras plataformas, fornecendo insights valiosos sobre a percepção da marca.
A integração da inteligência artificial no marketing digital não só tornará as estratégias mais eficientes, mas também oferecerá uma melhor experiência ao consumidor, alinhando ofertas e comunicações de maneira mais precisa.